Isto permite obter e enviar remotamente dados de medida ou transmissão à distância independentemente do local da instalação. As instruções são normalmente direcionadas para automatismos de apoio a equipas no exterior ou mesmo monitorização.
A telecontagem poderá ser utilizada em diversas aplicações, nomeadamente na leitura de consumos de electricidade, água e gás, numa linha que nos transporta para o futuro, onde invariavelmente o conceito smartgrid começará a ser aplicado frequentemente. Também o envio remoto de comandos e recepção de informação sobre o real estado de máquinas a nível industrial é um segmentos de mercado que a telecontagem acompanha. Mas não se fica por aqui, pois a atividades em menor escala poderão ser favorecidas por este tipo de monitorização e acompanhamento, podendo encaixar-se aqui como exemplo os serviços de telecontagem prestados aos pequenos agricultores.
Mais recentemente, a telecontagem procura também aumentar o conforto e ao mesmo tempo a eficiência das nossas casas recorrendo a sistemas de Domótica, para monitorização não só de temperaturas como também de consumos elétricos e água por exemplo.
Considerações aquando a implementação de um sistema de telecontagem
Para a se implementar um sistema de telecontagem por intermédio da entidade gestora, é importante considerar-se vários aspetos e fatores que obrigam ao cumprimento de alguns requisitos para a concepção do sistema. Assim, é importante ter em consideração:
- Análise económico-financeira da instalação deste tipo de sistemas
- Tipologia e características da instalação
- Levantamento de sistemas de telemetria, em termos das suas unidades essenciais
- Aquisição e instalação dos equipamentos através do envolvimento de técnicos da empresa
- Conexão do sistema de telemetria ao sistema de faturação
- Alargamento dos sistemas de telemetria a outras zonas de rede