Estações de carregamento

 

Vantagens

Quais as vantagens da mobilidade electrica?

 

  • 100% verde - Os veículos elétricos não introduzem qualquer impacto negativo no ambiente ao nível do funcionamento - apenas indiretamente, ao nível da produção de energia elétrica que é usada para o carregamento da bateria. A este nível, quanto maior for o peso da geração de energia renovável no mix da produção, maior é o impacto positivo desta nova forma de mobilidade.
  • Poupança - A utilização de um veículo elétrico permite poupanças bastante significativas ao nível da energia consumida. Considerando o carregamento realizado em casa durante a noite (período de vazio), o custo por cada 100 km ronda os 2€(1), ficando bastante abaixo dos veículos com motores de combustão.
  • Simples e Conveniente - Carregue o seu carro elétrico onde lhe for mais oportuno: em casa ou num espaço público. Carregar o seu veículo nunca foi tão simples.
  • Incentivos do estado - Em 2019 o estado disponibilizou isenção do Imposto Sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC) para veículos 100% elétricos (BEV) e redução de ISV para 25% para híbridos plug-in (PHEV).
  • Custo de manutenção - Os veículos 100% elétricos, quando comparados com um veículo a combustão, têm um custo de manutenção mais reduzido, uma vez que não utilizam lubrificantes, filtros ou correias de transmissão, para além de um número de km mais elevado entre revisões.

 (1) 18 kWh/100km, considerando carregamento em casa durante o período de vazio.

Em Portugal, o elevado peso da energia renovável, nomeadamente eólica e hídrica, na geração e a expectativa de crescimento no uso de energia solar, potenciam ainda mais este impacto positivo. 

Carregamento

Carregar num posto de carregamento público

A rede de postos de carregamento MOBI.E disponibiliza cerca de 670 postos de carregamento em Portugal Continental, Açores e Madeira. Desses, cerca de 80 são de carregamento rápido e podem garantir o carregamento de 100 quilómetros de autonomia em menos de 30 minutos – o uso de potências mais elevadas de carregamento dependem do modelo que possui e o seu uso frequente poderá ter impacto na longevidade das baterias. Nos postos normais (semi-rápidos), poderá demorar entre 1 e 4.5 horas para carregar os 100 quilómetros de autonomia. Procure aqui o posto de carregamento mais próximo.

Carregar em casa 

Um automóvel elétrico é alimentado por energia elétrica armazenada em baterias, propulsionado por um motor elétrico. As tomadas comuns não estão preparadas para aguentar longas sessões de carga com correntes elevadas (Demoram até 8h para carregar o equivalente a 100km de autonomia). Aqui surgem as nossas soluções:

Automóvel

Os veículos elétricos dividem-se, de uma forma geral, em três tecnologias:

  • 100% elétrico - Battery Electric Vehicle (BEV)

    Veículo com motor exclusivamente elétrico em que o carregamento das baterias é efetuado através da ligação à rede elétrica e através da redução da energia cinética nas travagens e desacelerações.

  • Plug-in - Plug-in HybridElectric Vehicle (PHEV)

    Veículo com motor elétrico e carregamento igual ao veículo 100% elétrico(1), assim como um motor a combustão e depósito de combustível.

  • Range Extended Electric Vehicle (REX)

    Veículo com motor elétrico e carregamento igual ao veículo 100% elétrico que incorpora um gerador a combustível (range extender) e respetivo depósito que possibilita o carregamento das baterias elétricas (2).

(1) Os veículos com bateria mas sem possibilidade de carregar as mesmas através de uma ligação à rede elétrica (plug-in) são denominados de veículos híbridos.

(2) A propulsão é sempre efetuada pelo motor elétrico.

 

technology table

 

contatos

Investigação e Desenvolvimento

banner servicos

banner re

banner mobilidade21

Bannerbotton AgroCK

banner smartPV

banner Comfort

banner academy

banner LED21

Subscreva a Newsletter com as nossas ofertas

Termos e Condições