Climatização | Aquecimento de piscinas
Para muita gente, um banho agradável e relaxante implica uma água aquecida. Ao aquecer a água da piscina, você pode prolongar a utilização da mesma, melhorando também o prazer que lhe proporciona um mergulho. Mantenha toda a época à temperatura que desejar, a qualquer altura do dia.
Existem sistemas para todos os gostos e adaptados às condicionantes de cada piscina e situação. A resistência eléctrica e a bomba de calor funcionam a electricidade, o permutador recorre a uma caldeira existente e os painéis solares utilizam as calorias transmitidas pelo sol.
Do ponto de vista técnico, a climatização da piscina pode ser implementada de diferentes formas:
- Solução térmica dedicada, sempre que se pretender utilizar o Sistema Solar Térmico para efectuar o aquecimento da água da piscina todos os dias do ano (Ex: Piscinas Municipais; Piscinas de Condomínios Fechados; Piscinas de Hóteis; etc).
- Solução térmica partilhada, sempre que o Sistema Solar Térmico seja utilizado para apoiar a climatização de espaços nos meses de Inverno e o aquecimento da água da piscina nos meses de Verão. Esta combinação é especialmente interessante pois permite o total aproveitamento da energia solar captada. Nos meses de inverno a energia solar captada é aproveitada para apoiar o aquecimento Central, nos meses de verão (quando o aquecimento central está desligado) a energia solar é utilizada para aquecer a água da piscina. Ao efectuar-mos o total aproveitamento da energia solar captada (dissipando-a em diferentes aplicações) também estamos a proteger o sistema implantado e desta forma a aumentar a longevidade dos materiais instalados, pois estes nunca são sujeitos a elevadas temperaturas, uma vez que toda a energia captada é utilizada.
- Solução com bomba de calor, sendo uma fonte de energia limpa e economicamente rentável, quer para construção nova ou reabilitação, as bombas de calor extraem, em cerca de 70%, a energia existente no meio ambiente seja no verão ou no inverno e transformam-na em energia útil para aquecimento de águas sanitárias
Utiliza-se frequentemente bombas de calor em aquecimento de água de piscinas devido a grande eficiência energética que apresentam, em comparação com outros meios como resistências ou gás. Por exemplo para aquecer uma mesma quantidade de água gasta-se com uma bomba de calor apenas 20% do que seria gasto com resistências eléctricas.
Numa bomba de calor o aproveitamento energético é enorme pois apenas se paga uma fracção da energia calorífica utilizada e para cada kW de electricidade consumido a bomba de calor fornece entre 3 a 5 kW de calor.
Se a opção basear-se num sistema solar térmico, as soluções são diversas, tendo o tipo de colector térmico influência preponderante no rendimento do sistema.
Existem 3 tipos de colectores solares térmicos:
- Colectores planos - (com cobertura de vidro): É o tipo mais amplamente usado. É composto por caixas planas interiormente revestidas com um isolamento, exceptuando uma das faces que é de vidro transparente ou de plástico.
- Colectores não vidrados - Colectores constituídos por tubos de metal ou plástico (polipropileno e polietileno), recobertos por cores escuras (negro), dentro dos quais circula água. Não têm nenhum isolamento adicional, de modo a que o ganho de temperatura fica limitado a uns 20ºC a 30ºC sobre a do ar ambiente. São simples e baratos e muito apropriados quando só se utilizam temperaturas pouco elevadas, como no aquecimento de piscinas.
- Colectores solares (de tubos) de vácuo - O sistema completo consiste em um tubo de vidro de parede dupla com vácuo entre elas, de um tubo de cobre e um duto de calor que está instalado dentro do tubo de vidro. O cobre conduz calor que absorveu dentro do tubo de vácuo até sua ponta (câmara de irradiação), que é ligada ao cabeçote, onde percorre a água a ser aquecida. O calor é transferido para a água resfriando o vapor, ocorre a condensação interna, fazendo com que este vapor retorne para a base na forma líquida, reiniciando o ciclo.
Disposições usuais para aquecimento de piscinas:
Sistema solar térmico para aquecimento exclusivo de piscina:
Sistema solar térmico com auxilio de caldeira para aquecimento de piscina:
Sistema solar térmico com auxilio de bomba de calor:
Sistema solar térmico com permutador de calor externo:
(Os esquemas, realizados em Polysun, são meramente indicativos)
Em qualquer das aplicações atrás referidas recomendamos a cobertura da piscina nos períodos de não utilização. Desta forma, minimizamos as perdas por evaporação, condução e convecção, podendo economizar até 80% da energia consumida para mantê-la aquecida.
Para conhecer melhor esta solução da CRITICAL KINETICS deixe aqui o seu contato.